sábado, 1 de outubro de 2016

Projeto pedagógico: pano de fundo para a escolha de um software educacional

FREIRE, Fernanda Maria Pereira; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Projeto pedagógico: pano de fundo para a escolha de um software educacional.


      O desenvolvimento de software educacional ganhou um grande impulso nos últimos anos, provocando uma avalanche de novas opções no mercado. Hoje a informática na Educação conta muitas novidades e o dilema do educador é: o que escolher?
Enfatizamos a importância do Projeto Pedagógico como plano de fundo do processo de seleção de software educacional e consequentemente, de todo o encaminhamento da ação pedagógica do educador, tendo a aprendizagem do aluno como meta.

      A palavra “projeto” vem do latim, Projectu, que significa “lançar para diante”. Sentido do Projeto Pedagógico é similar, traz a ideia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. Nesse sentido, não estamos nos referindo ao planejamento escolar didaticamente organizado de acordo com os conteúdos curriculares previstos para um determinado período letivo. Interessa-nos que o educador exercite suas concepções educacionais.no âmbito dessa discussão podemos perceber que existe uma certa confusão entre Projeto Pedagógico e Tema e, muitas vezes, um é tomado pelo outro. O Projeto Pedagógico envolve as intenções do educador, seu conhecimento a respeito dos conteúdos. Um tema pode ser uma das maneiras de dar vida ao projeto, um modo de concretizá-lo na ação pedagógica e está relacionado ao contexto de aprendizagem.
A rápida evolução, aliada à divulgação do uso do computador na escola, tem contribuído para o redimensionamento das discussões atuais sobre a importância do Projeto Pedagógico.

    A integração do computador ao ambiente escolar é uma questão complexa implica compreender o papel que o computador pode assumir no processo de ensino e aprendizagem. No inicio da informática na Educação, a adoção da Linguagem Logo resolvia grandes partes dos problemas dos educadores considerados inovadores. Na pratica nem sempre o resultado do trabalho em sala de aula correspondia às expectativas preconizadas por Papert.
A analise de algumas experiências usando a Linguagem Logo mostra a importância do Projeto Pedagógico para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula e principalmente, para a compreensão da sua função no processo educacional.um Projeto não nasce do nada. Ele se origina de uma situação circunstancial que precisa de soluções e que tem algumas restrições que devem ser consideradas. O Projeto Pedagógico é necessariamente, uma organização aberta. Organização porque procura articular informações já conhecidas; e aberta, porque precisa integrar outros aspectos que somente surgirão durante a execução daquilo que foi projetado.
   O problema lida, concomitantemente, com dois eixos complementares: o da abrangência e o do aprofundamento.
O eixo da abrangência garante a multiplicidade de contextos de uso de um conhecimento qualquer.
O eixo do aprofundamento , por sua vez permite reconhecer e compreender as particularidades de dado conhecimento.
Geralmente o eixo do aprofundamento é associado aos conteúdos disciplinares e o da abrangência da interdisciplinaridade.
Embora os temas interdisciplinares em discussão na atualidade, não podemos assumir uma posição inflexível em relação a outros tipos de Projeto. A cada momento o processo escolar estarão ambos para um dos eixos do Projeto Pedagógico ou ainda, para ambos, relacionando-os e criando um movimento permanente entre o que é geral e especifico.

      O Projeto Pedagógico retoma perguntas simples cuja respostas não são obvias como parecem. Quem vai usar o software? Para que vai ser utilizado? Como? Para responde-las o educador reinterpreta um determinado software a partir do seu referencial teórico e da compreensão da realidade em que atua.o objetivo geral desse curso foi apresentar ferramentas computacionais, abordando dois aspectos fundamentais para o uso da informática no contexto escolar : a escolha de ferramentas computacionais em função do domínio de conhecimento que se pretende desenvolver com os alunos e a possibilidade de integração de conteúdos e softwares educacionais.
Uma característica importante desse curso foi a atividade Liga-ferramenta, que tinha um duplo objetivo a integração de ferramentas computacionais compatíveis entre si e pertinentes ao contexto de utilização e criação da necessidade de o educador usar o computador de forma independente, revendo os conteúdos desenvolvidos nas aulas e recontextualizando-os.
Vários objetivos inter-relacionados desencadearam essa proposta. Um deles é a produção de texto escrito e as ações requeridas na escrita-leitura-reescrita-releitura. Paralelamente, os educadores teriam quer interagir com o sistema computacional (abrir documentos, salva-los, minimizá-los) e aplicar os recursos básicos do Editor de Texto (copiar, colar, inserir, formatar, entre outros).
A introdução de uma nova ideia no texto pode provocar a necessidade de empregar um novo recurso de ferramentas computacional que auxilie o autor a explicitá-la, ilustrá-la. Nesse caso a atividade de produzir um texto escrito pode desencadear o uso de um outra ferramenta computacional que seja pertinente ao assunto que está sendo abordado.
A reflexão sobre a ação pedagógica sinaliza o momento da introdução de novos recursos, ferramentas computacionais ou mudanças de atividades. Esses sinais são dados pela observação e analise que o formador faz das ações dos educadores durante o processo de aprendizagem.

     O desenvolvimento de software educacional é um trabalho complexo que envolve diversos profissionais da áreas diferentes e requer um serio trabalho investigativo.
O ponto de partida por nos escolhido levou-nos a enfrentar uma serie de outros temas inter-relacionados e de igual relevância no plano educacional, como a questão do Projeto Pedagógico a interdisciplinaridade, o papel da Escola o atual estado da informática na educação.
A diversidade de programas computacionais provoca uma analise mais profunda do estado atual do processo educativo. A integração de uma ferramenta computacional a conteúdos disciplinares implica conhecer com propriedade, tanto o conteúdo quanto a ferramenta computacional em si.
Se quisermos que a informática na educação ultrapasse os limites do modismo, é preciso investir na transformação da escola para que ela possa abraçar novas iniciativas, contribuindo assim, para que tais propostas atinjam, de forma significativa, a ponta do processo educativo: os alunos.

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